1º parte: Metodologia do trabalho científico.


No início deste capítulo, é oportuno ressaltar a importância da metodologia
científica para os estudos acadêmicos na universidade. Primeiramente, apresentamos
a definição etimológica do termo: a palavra Metodologia vem do grego “meta” = ao
largo; “odos” = caminho; “logos” = discurso, estudo.
A Metodologia é compreendida como uma disciplina que consiste em
estudar, compreender e avaliar os vários métodos disponíveis para a realização de
uma pesquisa acadêmica. A Metodologia, em um nível aplicado, examina, descreve e
avalia métodos e técnicas de pesquisa que possibilitam a coleta e o processamento de
informações, visando ao encaminhamento e à resolução de problemas e/ou questões
de investigação.
A Metodologia é a aplicação de procedimentos e técnicas que devem ser
observados para construção do conhecimento, com o propósito de comprovar sua
validade e utilidade nos diversos âmbitos da sociedade.
Para entender as características da pesquisa científica e seus métodos, é
preciso, previamente, compreender o que vem a ser ciência. Em virtude da quantidade
de definições de ciência encontrada na literatura científica, serão apresentadas
algumas consideradas relevantes para este estudo. 

Etimologicamente, o termo ciência provém do verbo em latim Scire, que
significa aprender, conhecer. Essa definição etimológica, entretanto, não é suficiente
para diferenciar ciência de outras atividades também envolvidas com o aprendizado e
o conhecimento. Segundo Trujillo Ferrari (1974), ciência é todo um conjunto de atitudes
e de atividades racionais, dirigida ao sistemático conhecimento com objetivo limitado,
capaz de ser submetido à verificação. Lakatos e Marconi (2007, p. 80) acrescentam
que, além der ser “uma sistematização de conhecimentos”, ciência é “um conjunto
de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos
fenômenos que se deseja estudar.
  

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